segunda-feira, 2 de julho de 2012

Óleo de Coco Virgem Orgânico


POR QUE O ÓLEO DEVE SER VIRGEM?
Óleo de coco refinado: Vários óleos de coco são produzidos a partir da Copra. Copra é basicamente a carne do coco seca. O óleo produzido a partir da Copra é impróprio para o consumo humano e precisa ser refinado, clareado e desodorizado. Elevadas temperaturas e solventes químicos são geralmente empregados no processo. Esse óleo refinado é algumas vezes hidrogenado ou parcialmente hidrogenado, passando então a conter as perigosas gorduras trans.
Óleo de coco virgem: O óleo de coco virgem só pode ser produzido a partir da carne do coco fresco, que é chamado não-copra. Produtos químicos e elevadas temperaturas não são utilizados no processo, ja que o óleo puro e natural é estável, com validade de anos. O óleo virgem possui o aroma e sabor do coco. Estudos recentes verificaram que alguns dos benefícios do óleo virgem não são obtidos com o óleo refinado (de copra).

DUVIDAS FREQUENTES
1-      Em excesso, quais prejuízos o Óleo de coco Virgem pode trazer a saúde?
O Óleo de coco Virgem não deve ser a única fonte de gordura da dieta. O consumo excessivo pode levar a enjôo e mal estar. No consumo, prevalece o bom censo, utilizando também para o consumo de outros alimentos benéficos a saúde como o vinho tinto, cacau, chá verde e açaí, por exemplo.

2-      Pode ser consumido por grávidas?
Sim. Não há restrições para grávidas, pois trata-se de alimento, e o uso tradicional nos grandes países produtores da Ásia e Pacifico Sul, há séculos, revela sua segurança para o consumo. Em algumas regiões, a gordura do coco corresponde a cerca de 60% das calorias diárias ingeridas.

3-      Pode ser consumido por crianças?
Sim. Nos países onde o óleo de coco é a gordura mais utilizada na culinária, não há restrições, e o consumo pode equivaler a 1 ou 2 colheres das de chá por dia, em crianças acima de 3 anos. A utilização por crianças abaixo dos 3 anos deve ser feita sob supervisão de Médico ou Nutricionista.

4-      Óleo de coco Virgem engorda?
A ingestão regular do óleo de coco virgem dentro do bom senso não esta associada a ganho de peso. O óleo de coco contem teor elevado dos chamados triglicerídeos de cadeia média (TCM), um tipo especial de gordura saturada, sem colesterol, usada na medicina como aliada no tratamento de diversas condições. Os triglicerídeos de cadeia media (TCM) apresentam um comportamento especial no organismo quando comparados a outras gorduras. São facilmente absorvidos e transformados em energia no fígado, não se acumulando como gordura. 

5-      Existe Óleo de coco “Extra-Virgem”?
Não. Segundo a Autoridade Filipina do coco, órgão do Ministério da Agricultura das Filipinas, o maior produtor mundial de óleo de coco, não podemos usar essa classificação. A classificação deve ser óleo de coco virgem. Essa mesma informação é fornecida pelo Coconut Development Board (CDB), órgão do Ministério da Agricultura da Índia, e pela Asian and Coconut Community (Comunidade do coco da Ásia e Pacifico) que inclui 15 países produtores da região. Juntos, esses países respondem por 90% da produção mundial de derivados do coco.


Um comentário:

  1. Excelente as informações prestadas. Temos acompanhado nas últimas semanas uma tentativa de diminuir ou mesmo prejudicar a imagem do óleo de coco virgem (ou extra virgem, tanto faz...), certamente provocada por setores do comércio bilionário dos produtos que estão sendo substituídos pela alimentação mais saudável e harmoniosa proporcionada pelo óleo de coco. Obrigado!

    ResponderExcluir